Dicas para caminhadas - Caminhos da Sabedoria

Ir para o conteúdo

Dicas para caminhadas

O CAMINHO
Dicas para Caminhadas
Se você pretende começar a caminhar mas ainda não sabe como fazê-lo de forma adequada, algumas dicas simples podem ser valiosas!
Para que sua atividade tenha o máximo de aproveitamento e bem-estar, e o mínimo de esgotamento e contratempos pelo caminho, é necessário se planejar bem.

Esteja bem preparado
Só é recomendável iniciar uma rotina de caminhadas após realizar uma avaliação médica que garanta que você está em boas condições para tal.
Antes de partir para a caminhada você deve estar bem alimentado e hidratado (beba uma quantidade de água cosiderável no dia anterior), para não correr o risco de quedas de pressão e indisposições no percurso. O consumo de carboidratos garantirá a energia necessária para sua jornada.
Lembre-se de utilizar protetor solar com FPS 30, no mínimo. Os óculos também devem ter fator de proteção solar e é indicado o uso de bonés do tipo legionário, que protegem a parte posterior do pescoço e ombros. Essas medidas evitam contratempos como insolação, queimaduras na pele e dores de cabeça decorrentes da claridade nos olhos.
Procure dormir bem.
Você tem mais dicas para os iniciantes em caminhadas? Já pratica essa atividade? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Use calçados adequados
A prática da caminhada pede calçados que sejam adequados ao tipo de percurso e às especificidades físicas do praticante, caso contrário, podem causar lesões sérias nas articulações ou problemas de coluna.
No geral, procure tênis com amortecedores ou as botas para caminhadas. As botas oferecem bastante aderência e firmeza na pisada — evitando quedas — e são indicadas para terrenos irregulares. Já os tênis são mais leves e adequados para percursos curtos e com menos obstáculos.
Além disso, é recomendado que os calçados para caminhadas tenham um número a mais que os utilizados normalmente, para evitar que os dedos fiquem apertados após algumas horas devido ao inchaço dos pés.
Nos treinamentos, use os calçados os quais pretende percorrer o Caminhos da Sabedoria.

Tipos de roupas
Para escolher as roupas para uma caminhada, você precisa antes se informar sobre o clima. Em primeiro lugar, use roupas cujo tecido absorva a transpiração e barre a umidade exterior, deixando sua pele seca.
Evitar roupas de algodão, fica molhado com o suor, ficarão incômodas e você pode até pegar um resfriado se começar a transpirar em locais mais gelados. Esse tecido também não é indicado para caminhar em dias de chuva.
O ideal é procurar roupas de tecidos sintéticos específicos para esse tipo de atividade.

Como escolher a sua mochila de caminhada?
A mochila de caminhada nada mais é que a sua melhor companheira de viagem, por isso, às vezes, escolhe-la pode ser um tanto difícil, mas vamos lá!
A primeira coisa que você deve ter em mente antes de adquirir um modelo ou outro é em quais atividades outdoor você pretende usá-la, pois sabemos que existe uma infinidade de modelos, tipos e tamanhos no mercado nacional e internacional, cada uma com uma finalidade.
Capacidade da mochila, tependerá da quantidade de dias que você ficará longe de casa. Quanto mais forem os dias, maior terá que ser o tamanho.

Lembrete: quanto maior for a mochila de caminhada, mais pesada ela poderá ficar. Lembre-se ainda que você terá que levar tudo isso nas costas por vários quilômetros. Exceto quando houver carro de apoio com transporte de mochilas.
Existe uma relação de peso corporal usada pela maioria das pessoas que fala que a mulher pode carregar até 20% do seu peso, já para os homens essa porcentagem é maior, chegando a 30% em relação ao seu peso.

Tipos de mochilas
Todas as mochilas existentes no mundo descrevem sua capacidade de carga na unidade de medida expressa em litros, isso não quer dizer que, por exemplo, a mochila descreve 60 litros e você poderá carregar 60 quilogramas.
Mochilas de ataque: são mochilas que devem ser usadas em caminhadas de curta duração. As mochilas de ataque tem capacidade entre 10 a 30 litros.
Mochilas para caminhadas de longa distância: são mochilas conhecidas como semicargueiras. Estas têm capacidade entre 30 a 55 litros.
- Você sabia que existem modelos específicos para homens e mulheres?
Um fator a ser levado em consideração na escolha da mochila de caminhada é o sexo do praticante da atividade. Isso porque mochilas femininas têm algumas sutis modificações, mas que fazem uma diferença tremenda, já que são preparadas para a anatomia da mulher.

Algumas dessas modificações são:
  • Alças mais finas para não incomodar.
  • Fita peitoral acima da altura do peito (ou regulável) para não machucar os seios.
  • Barrigueira mais acolchoada e mais maleável.

Fuja do peso e leve itens compactos
A garantia de segurança e bem-estar durante o percurso é estar livre do excesso de objetos podendo trapalhar o ritmo da caminhada. Os itens, portanto, devem ser os mais básicos quanto possível, como água, protetor solar, um canivete, toalha de rosto, celular e um alimento nutritivo, como barrinha de cereal — todos eles levados dentro de uma mochila.

Controle a velocidade
O controle da velocidade da caminhada é essencial para que você não tenha um gasto energético além das suas possibilidades, possa manter um ritmo constante e consiga finalizar o percurso sem grandes desgastes.
É recomendável uma velocidade entre 4 e 5 km/h. O lema “devagar e sempre” é muito válido, pois de nada adianta começar em alta velocidade para depois ter que reduzi-la devido ao esgotamento físico.

Você tem mais dicas para caminhadas?
Já pratica essa atividade?


sabedoria@caminhosdasabedoria.com.br
CAMINHOS DA SABEDORIA
Onde a natureza se une com o seu ser
Voltar para o conteúdo