Dia a dia
O CAMINHO
Passo a Passo
Circuito pode ser realizado em três, quatro ou cinco etapas, conforme disponibilidade de tempo e preparo físico do caminhante. Passa quase em sua totalidade por estradas de terra, alguns trechos de asfalto e trechos de "chão de pedras".
Hospedagens em hotel, pousada e cama e café,
com quartos são compartilhados.
Dia 01 - Igreja Matriz São Marcos ao Pesque Pague Lagoa do Vale - 14 km
A Matriz está localizada na BR 101 na cidade de Ibiraçu - ES. O caminho começa pelo centro da cidade e aos poucos deixa a vida urbana para adentrar a região rural. O segundo ponto é a Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na comunidade de Barragem na Fazenda da Família Bragato. Atenção ao passar pela Água de Coco Gegê, propriedade do Sr. Walter e Gisela, você poderá comprar água de coco geladinha. Conheça também as pinturas em porcelana da Gisela Artes. Em Pedro Palácios poder visitar a Igreja São José e Igreja de Santo Antonio. Sendo que para visitar a Igreja Santo Antonio terá que caminhar 2,5 km de ida e 2,5 km de volta para retornar ao circuito. Em Pedro Palácios encontrará bares ´para abastecer de água e fazer um "pit stop" na praça embaixo de uma sombra; o Pesque Pague Restaurante Lagoa do Vale com cenário convidativo para almoço e descanso, mediante reserva antecipada. Ao lado do Pesque Pague há opção de pernoite na Pousada João e Maria.
Dificuldade física: leve
Dia 03 - Piabas a Comunidade Quilombola São Pedro - 17 km
Ao sair do Casarão deverá retornar cerca de 1,5 km e tomar fôlego para começar a subir... subir... e subir. Por um trecho de altimetria bem acentuada, depois as subidas são intercaladas com algumas descidas. Para hospedagem na Comunidade Quilombola São Pedro, é preciso desviar poucos quilômetros do Circuito, com indicação de uma placa à beira da estrada.
O pernoite no quilombo é uma vivência marcante do Caminhos da Sabedoria, o peregrino é recebido por Dona Odete. Jantar com muita prosa e “causos” de sua família.
Retomando o Circuito, caso faça o pernoite no Quilombo, caminhará de volta até a placa que marca o caminho para o Quilombo.
Nesse dia é necessário levar água e lanche de trilha, pois o caminho não tem nenhum local para comprar.
Dificuldade física: muito dificil.
Dia 02 - Pesque Pague Lagoa do Vale a Piabas - 18 km
Ao sair da Pousada João e Maria, seguindo a esquerda, logo avistará a Placa KM 15, terá a oportunidade de conhecer o Mosteiro Zen Morro da Vargem. Uma boa opção é o tour pelos belíssimos jardins com monumentos budistas e o Caminho da Purificação com os 108 Toriis representando o Japamala - quantidade de contas que forma o terço budista, usado para meditação. No trajeto vale a pena conhecer a Estação Cultural com uma vista panorâmica dos vales e montanhas da região de Ibiraçu.
Após o Mosteiro, é a hora do Sítio Scopel, com produção do mais puro chocolate. Acompanhado do Sr Nelson e Dona Lucia, demosntrando todo o processo de fabricação, desde a plantação, colheita e secagem do cacau, com degustação dos diversos tipos de chocolates produzidos. Em sentido a BR 101, num terreno plano a caminhada é tranquila até a Praça do Torii, inaugurada em agosto de 2004. Em comemoração aos 30 anos do Mosteiro Zen Morro da Vargem, foi construído um Jardim Zen, composto de areia, pedriscos e pedras, um jardim contemplativo. Além dos jardins foi implementado um projeto de fabricação de porcelana voltado para famílias de baixa renda - Oficina Escola de Cerâmica, com a técnica de fabricação em alta temperatura e com a coordenação artística da ceramista Kimi Nii.
A praça tem a terceira maior estátua, de Buda sentado, do mundo e a maior do Ocidente, segundo o abade do mosteiro, Monge Daiju Bitti. A partir desse ponto caminha-se pela BR 101. Ao lado direito, sentido Pendanga, encontra-se na comunidade de Guatemala a Igreja Nossa Senhora Aparecida, construção nova do ano de 1982. Chegando na entrada de Pendanga, um ponto estratégico para descanso e almoço, é o Restaurante Fogão a Lenha. Neste ponto, atravessamos a BR 101 e passando pelo Pórtico de Pendanga, avista-se os casarios e a Igreja Sagrada Família. Daí em diante o percurso será em estrada de terra, margeando o Rio Itapira por um bom trecho. Paisagem rural, muito verde, famílias com criação de gado. O ponto final é na Igreja da Imaculada Conceição datada do ano de 1901. No pátio da Igreja está a Casa do Congo Mestre Albino Casimiro dos Reis que foi idealizada para não deixar desaparecer a cultura do negro.
Nesse dia a hospedagem é no Casarão de propriedade da Família Pedrini.
Pernoite com jantar e café da manhã.
Finda-se o segundo dia de caminhada.
Dificuldade física: leve
Dia 05 - Santo Antonio a Ibiraçu - 19 km
Trecho sem opção para abastecimento de água ou alimento, não esqueça de fazer um farnel (comida para viagem). Avistará a Igreja de Nossa Senhora das Graças em Taquaraçu, hoje reformada, porém sem atividade.
O Circuito segue rumo à BR 101 novamente, o caminhante com cuidado redobrado nesse trecho de asfalto, movimento intenso de carros e caminhões.
Fique atento para atravessar o asfalto com cuidado, desviar à esquerda e visitar a Igreja de Santo Antônio em Valada Maffei.
Retornando pelo mesmo caminho até o asfalto, atravesse-o novamente para o lado direito até a entrada do bairro Cascata à Rua Josué Fiorotti, retomando a estrada de terra até a Capela de São Miguel.
Antes de fechar o Circuito Caminhos da Sabedoria, conheça o penúltimo ponto de parada, Capela de Parque Alegre.
O Santuário Nossa Senhora da Saúde é a última parada, fechando o Circuito.
Dificuldade física: leve
Dia 04 - Comunidade Quilombola São Pedro a Santo Antonio - 31 km
Retomando o Circuito, caminhando de volta até a placa Quilombo. Seguindo em frente, passará pela Igreja São Pedro em direção ao Rio Lampé, com mercearia (nem sempre aberta), uma escola e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (um trajeto que vai e volta para retomar o caminho).
O Circuito segue em direção à comunidade de São Benedito com possibilidade de pernoite na casa da família Bertholini, à beira da estrada. Nesta comunidade poderá visitar a Igreja de Santo Antônio, com um bom local para descanso. A partir daí iniciará um trecho com vista das cadeias de montanhas e vales encantadores. Região de fazendas de gado e plantação de eucalipto. Na propriedade da Família Pandolfi encontra-se a Igreja Nossa Senhora da Penha, sem acesso por estar em propriedade privada.
Depois de uma descida de aproximadamente 6 km, chegará num pequeno povoado, Alto Bérgamo, na Igreja de Santo Alexandre. O motivo da escolha do padroeiro foi de que os imigrantes vindos da Itália eram da localidade de Bérgamo e o padroeiro era Santo Alexandre. Assim, o povoado passou a ser denominado de Alto Bérgamo e o Padroeiro Santo Alexandre.
No pátio em frente da Igreja tem vários bancos para um bom descanso.
Por entre córregos, lagos, fazendas, rochosos, plantações de banana e belas manifestações da Mata Atlântica avistamos a pequena Capela de Nossa Senhora Aparecida em Córrego Belo, que se encontra desativada, abandonada e mal conservada e em seguida, após a ponte, chegará na comunidade de Santo Antônio - Igreja de Santo Antônio, bom lugar para descanso. Seguindo em direção à quadra de esportes, o Circuito o levará até a Igreja de São Pedro, na comunidade de Palmeiras. Após a visita, retorne pelo mesmo caminho.
O pernoite será na casa da família Zandoná. Para chegar até lá é necessário desviar do Circuito aproximadamente 1,5 Km para ir e 1,5 Km para retomar. Por cautela, pergunte aos moradores locais, sobre como chegar à casa da Dora (Sítio Zandoná).
Dificuldade física: moderada
Saiba mais ...
Contate-nos
Para dúvidas ou sugestões, utilize o formulário de contato, ou utilize o endereço de e-mail: sabedoria@caminhosdasabedoria.com.br
Para reservas, entre em contato no link abaixo